quinta-feira, 31 de maio de 2012

Expedicão Trans Espinhaço.

Fiquei um tempo pensando em como começar a fazer esse artigo e só me vinha na cabeça palavras como "fenomenal", "épico", "cabuloso", dentre diversos outros adjetivos que me fariam passar horas escrevendo. Decidi então começar do começo.... Mais ou menos duas semanas atrás recebi o convite para ir participar da Trans-Espinhaço, rolé organizado pela Minas Adventure que iria passar por visuais incríveis de Minas Gerais, começando pela Serra do Cipó e cruzando o Espinhaço, que hoje é considerada a primeira cordilheira do Brasil. Através do Toni ,da Exceed, montamos um grupo de amigos do Rio, nos juntamos com outros amigos do Minas- como Helio Nassarala- e fomos para o desafio. Na sexta feira saí de Petrópolis com meu primo Tuca, e fomos encontrar o Toni e o Luis Fernando no aeroporto. Chegamos em Bh e fomos direto para Serra do Cipó , onde ficamos hospedados em um sítio top. Fizemos aquela social e fomos dormir cedo pois o dia seguinte prometia. A saída rolou por volta das 9 horas. Deixamos o sitio e fomos encontrar o resto dos bikers, que ficaram hospedados em algumas pousadas a 7 km de distância. Nos encotramos, pegamos nosso kit trilha ( com sanduíche, nozes, Exceed, Sport Drink e mais algumas coisas para aguentar o dia inteiro de pedal). O pedal comecou e a paisagem ficava mais linda a cada km. Impressionante um lugar com chão , relevo e visual tão diferentes do que estamos acustumados por aqui em nossa região. E tão perto! A trilha realmente era animal com muitas pedras, descidas longas e técnicas. Nossa parada do dia foi na cachoeira do Tabuleiro, com 287 m de altura. Arrumei coragem , deitei na saída da cascata e olhei pra baixo, coisa de louco! Aguas límpidas e uma vista impactante. Como diz um amigo meu, nunca vi nada igual. Bom, lanchamos e continuamos o rolé. Nesse dia a ascensão foi de 1000 metros e andamos umas 6 horas de bike, contando com as paradas. Terminamos o dia em um restaurante chamado Rupreste, com um rango mineiro top de linha. Acordamos domingueira e partimos para mais um dia de pressão total. Esse dia começou com uma subida muito íngreme e durante todo dia as subidas estiveram presentes. Nossa principal parada foi novamente em uma cachoeira, dessa vez poderiamos mergulhar na parte de baixo, onde a água caía. A água estava congelante, mas foi a coisa mais linda se banhar nela. Fenomenal. Mais uma paradinha em uma casa utilizada por biólogos no meio do nada, mas com a imensidão da natureza ao redor, surreal. Lá um café com bolo nos esperava. Mais subidas, sol rachando e chegamos em nosso destino. De lá, tomamos um banho de mangueira a beira de um boteco e partimos de carro para outra cidade onde fomos recebidos pela banda local e almoçamos no quintal da igreja da cidade uma autêntica comida mineira no fogo a a lenha. E assim acabou uma das pedaladas mais tops dos últimos tempos, repleta de momentos que ficaram guardados para sempre em minha memória e certamente na memória de todos que participaram. Queria agradecer demais a todos os envolvidos, principalmente Ticorico e Neandertal! Obrigado também a Exceed que forneceu os produtos nutricionais , a Hupi ( a luvinha foi fenomenal, aprovadíssima para longas pedaladas , Santa Cruz- fui com uma Butcher, the, Aerobica, Pedal Livre e Carbon.

Como a galera dizia no passeio:- Força na peruca!!!!!