sábado, 28 de novembro de 2009
Théo Duarte vence maior competição do downhill Nordestino
Théo Duarte vence maior competição do downhill Nordestino
Aconteceu no final de semana dos dias 21 e 22 de novembro, o Desafio da Pedra de Santo Antônio de Downhill, válido como a final do Campeonato Nordestino de Downhill 2009. A prova foi realizada no município de Fagundes , localizado a 130 km da capital da Paraíba, João pessoa.
Apesar da topografia da região não ser muito montanhosa, a pista era bastante técnica, o que foi uma agradável surpresa para os pilotos de vários estados que prestigiaram o evento. “- Fiquei muito bem impressionado com o que vi. Uma grande estrutura foi montada no topo do morro, estrutura até maior que estamos acostumados em campeonatos no Sudeste. O público também compareceu em peso, o que foi muito legal. A pista me surpreendeu. Saltos, muitas pedras, linhas a vontade para se escolher, “drops” e trechos de alta velocidade faziam parte do percurso que tinha um pouco menos de 2 minutos”, comentou Théo.
A prova
“ Chegamos na sexta feira a noite no local do evento, depois de uma viagem cansativa. No sábado pela manhã começamos o treino e optei por não fazer o reconhecimento a pé e já descer de bike para otimizar o tempo que teríamos para reconhecer o percurso. Durante todo o dia treinei com o mineiro André Bretas, o que foi um ponto positivo. Eu praticamente não andei de bike desde o Desafio da Red Bull no Dona Marta, devido a contusão que tive nessa mesma prova. Então estava sem ritmo e cai várias vezes. No domingo não tive muita sorte na classificatória e bati no público em uma curva, pois estava fazendo uma passagem alternativa que ficava na lateral da pista. O público era grande e ficou em cima de minha linha. Apesar disso fiz o terceiro tempo. Na hora da prova a pista estava bem escorregadia e optei em fazer uma descida segura, dar tudo em uma reta de pedal e tentar acertar a tal linha. E foi o que fiz. Porém , no final deixei a bike escapar, quase cai e perdi o pé do pedal. Por conta disso perdi bastante ritmo da sessão que era em uma leve subida e não consegui dar o “tiro” final para ganhar alguns preciosos segundos. Mas outros atletas também tiveram contratempos e acabei vencendo a prova, o que foi sensacional!
Queria muito dedicar essa vitória a meu avô, que faleceu ha alguns dias e indiretamente sempre me ajudou muito, e foi quem me deu a minha primeira mountain bike. Além disso não posso deixar de agradecer aos organizadores do evento Baiano,Hugo, Rômulo e Guiné, que me fizeram o convite para participar da prova e me receberam muito bem, sempre preocupados em oferecer tudo de melhor.”, completou o atleta de Petrópolis, RJ.
Para 2010 a organização da prova pretende aumentar ainda mais a estrutura e inserir cada vez mais o Nordeste no cenário do downhill nacional.
Théo Duarte conta com o patrocínio da Pedal Livre Bike Shop, Santa Cruz Bikes, Exceed, Bell, Von Zipper e Carbon.