Petrópolis 09 de julho de 2009
Brasileiro de Downhill 2009
Rolou no último final de semana a etapa única do Campeonato Brasileiro de Downhill, realizado em etapa única. O local escolhido foi um a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. BC é uma das melhores cidades possíveis para um prova de downhill e já hospedou duas etapas da Copa do Mundo em anos anteriores.
O atleta petropolitano Théo Duarte foi até o sul do país para competir contra a nata do esporte Brasileiro em uma das pistas mais técnicas do circuito.
Confiram como foi a prova de Théo:
Fui para o Brasileiro sem a preparação devida, pois nos últimos tempos tive alguns problemas pessoais e não tive condições de me dedicar aos treinos como queria. Mas sabia que estava com uma boavelocidade pois andei bem na última etapa do Carioca. A lista de inscritos tinha quase 40 atletas da elite e coloquei uma meta de ficar entre os 20 melhores do país e ser o melhor carioca.
Chegando em BC, comecei os treinos cedo na semana e tudo correu bem, tirando um certo trauma do trecho onde quebrei a clavícula na Copa do Mundo. Em poucas descidas já estava confortável e fazendo todas minhas linhas.
Durante a estadia lá o clima era muito bom entre os atletas. O local , a pista, a galera de todo Brasil tornaram o ambiente muito legal.
Chegou domingo , dia da corrida. Na parte da manhã desci a pista a pé, dando a última olhada em minhas linhas. Subi relaxado e assim me mantive até a hora da descida. Na hora do tudo ou nada desci muito bem , mas afoguei nos sprints, justamente onde achava que iria tirar tempo e que é um de meus pontos fortes. Pedalei pesado e sem render. As pernas pesavam. Sabia que poderia fazer o tempo próximo de 2 min e 30 segs, mas acabei virando 2 min e 34 segs. Com esse tempo garanti um top 16, a 1 segundo de estar em top 10. Consegui ainda ser o melhor carioca e o quinto melhor atleta do sudeste, superando minha meta pessoal.
No final das contas fiquei bem satisfeito com o resultado. Agora, sigo para a quarta etapa do Carioca de downhill nos dias 11 e 12 de julho e no início de agosto embarco para o Canadá para competir o CrankWorks
Fotos anexas de Jony Anderson e Rafael Buys